Tudo sobre o
Teste do Pezinho

Triagem neonatal

A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um conjunto de exames laboratoriais realizados logo após o nascimento ou nas primeiras semanas de vida do bebê, sendo o período ideal entre o 3º e o 7º dia de vida. Nesse intervalo, o recém-nascido já foi alimentado o suficiente para evitar falsos-negativos nas doenças dependentes de amamentação.

Com um procedimento simples e rápido, é possível identificar precocemente doenças genéticas, metabólicas, endócrinas e infecciosas, que podem pôr em risco a vida ou prejudicar os desenvolvimentos somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido.

Em situações nas quais o resultado está alterado, é indispensável a avaliação médica para verificar a necessidade de coletar uma nova amostra para confirmação em metodologia específica.

O setor de Neonatologia dedica-se à realização desses exames com equipamentos de alta qualidade, eficiência e liberação do laudo completo.

Tipos de Testes do Pezinho

Existem 5 tipos de teste do pezinho:

  1. Pebas (básico) – Identifica 38 tipos de doenças diferentes;
  2. Pepa (ampliado) – Identifica 41 tipos de doenças diferentes;
  3. Pepp (plus) – Identifica 46 tipos de doenças diferentes;
  4. Pepm (master) – Identifica 51 tipos de doenças diferentes;
  5. Pepmh (master + hiv 1 e 2) – Identifica 51 tipos de doenças diferentes + HIV.

Grupos de doenças que podem ser descobertas

Cartão coleta

Há também a opção do Cartão Coleta onde os próprios pais podem coletar ou pedir para alguém retirar a amostra sanguínea do bebê.

O Laboratório João Adroaldo oferece o cartão para a coleta de sangue, atendendo a rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pela Anvisa. É obrigatório o preenchimento de todas as informações contidas no formulário fornecido pelo laboratório. Para alguns parâmetros, esses dados são utilizados como parte da interpretação do resultado.

Envio do cartão de coleta 

Preencha completamente a superfície dos círculos e espere que o sangue atravesse o papel naturalmente. Realize o procedimento anterior em um círculo de cada vez.

O procedimento deve ser sequencial. Nunca retorne ao círculo anterior.

1. A camada de sangue deve ser fina e homogênea, sem excesso ou manchas.

2. Depois de coletada a amostra, o sangue deve secar em temperatura ambiente. O tempo de secagem pode variar.

3. conforme as características climáticas de cada região. Recomenda-se o período médio inicial de três horas.

QuaI a importância do diagnóstico precoce? 

Identificar possíveis alterações, evitando atrasos no tratamento, podendo interferir no curso da doença, traçando tratamento específico que minimize ou elimine as sequelas associadas a cada enfermidade, proporcionando melhoria na qualidade de vida do bebê.

Como proceder em casos de resuItados aIterados?

Para qualquer resultado alterado, sugere-se, a critério médico, repetição da análise em papel-filtro ou outros materiais de acordo com a metodologia específica.

Por que repetir? 

Ações externas como temperatura e umidade, podem influenciar o resultado. Para alguns parâmetros analisados, considera-se a possibilidade de alterações transitórias. Fica a critério médico o acompanhamento clínico do paciente em conjunto com as análises laboratoriais.

 

Precisa fazer o Teste do Pezinho? Podemos te ajudar!

Com 17 anos de experiência e um setor dedicado exclusivamente a NEONATALOGIA, o Laboratório de análise clínicas João Adroaldo reúne uma equipe de profissionais qualificados distribuídos em 19 unidades no estado do Paraná prontos para atender seus paciente com conforto e privacidade. 

Acompanhamos a linha de inovação em análises clínicas, juntamente com certificação e acreditação em normas nacionais de qualidade. Temos o propósito em oferecer diagnóstico moderno, preciso e seguro.

Nosso atendimento é 100% via WhatsApp ou diretamente nos nossos laboratórios. Clique no botão abaixo para entrar em contato através do nosso WhatsApp.

Obrigado!

Envio realizado com sucesso,
em breve nosso consultor 
entrará em contato.